Saiba por que otimizar processos é uma boa prática para seu empreendimento

A cada dia que passa o mercado fica mais concorrido e competitivo, seja no ramo da prestação de serviços, como na venda de produtos. Deste modo, a chave para o SUCESSO de qualquer empresa no mundo está em como ela procura, dia após dia, melhorar e aprimorar cada uma das etapas envolvidas com o objetivo do negócio ao qual ela se propõe, de modo a se DIFERENCIAR das concorrentes, conquistar clientes e agregar valor à própria organização. Aí que entra a otimização dos processos!

A otimização de processos (também conhecida como gestão de processos) é um conjunto de ações que busca reduzir (ou eliminar) GASTOS DESNECESSÁRIOS, sejam de materiais, equipamentos ou recursos.

Ao otimizar, o empreendedor deve MAPEAR OS PROCESSOS da empresa, o que significa conhecer de forma real e analítica todo o funcionamento da sua organização. Ao mapear e analisar todo o ciclo de trabalho o gestor poderá identificar os pontos críticos e falhos do processo e repensar ações que possam melhorar a execução das atividades.

Mas otimizar vai além de padronizar as diferentes atividades executadas, e significa também mapear, compreender, delinear, executar, mensurar, quantificar e monitorar cada etapa do processo produtivo – sejam elas automatizadas ou não – visando GANHOS de produtividade e resultados.

Assim, os processos de um negócio, sejam eles formais ou informais, são basicamente compostos por três estágios: entradas, atividades e saídas.

 

  • Entradas: Referem-se ao início dos processos. Na fabricação de bens e produtos, as matérias primas são entradas. Na prestação de serviços em geral, o conjunto de conhecimentos e habilidades dos gestores são bons exemplos.
  • Atividades: Também conhecidas como fluxo do processo, é o conjunto de ações responsáveis por lapidar as entradas, transformando-as em saídas.
  • Saídas: Produto ou serviço final, resultado direto de todas as atividades envolvidas em um determinado processo. São conhecidas também como entregáveis.

 

E como melhorar o DESEMPENHO de uma empresa? Como aprimorar todas as variáveis envolvidas em cada um desses três estágios? Qual a maneira mais EFICAZ de aplicar a otimização de processos nas organizações?

A otimização de processos, quando bem estruturada, gera RESULTADOS RÁPIDOS e significativos em qualquer ramo de negócio. Essa estruturação passa por um ciclo de melhoria contínua que é dividido em seis etapas essenciais, as quais seguem uma ordem específica e jamais devem ser puladas:

  1. Planejamento.
  2. Análise.
  3. Redesenho.
  4. Levantamento de recursos.
  5. Execução.
  6. Medição.

À primeira vista, essa cadeia de procedimentos pode assustar e passar uma falsa impressão de complexidade, mas há um jeito simples e descomplicado de colocá-los em prática por meio da automação industrial!

Quer saber um pouco mais sobre como otimizar os processos de sua empresa? Entre em contato conosco!

 

redator: Daniel Souza

Entre em contato

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search