Os Desafios da Compostagem

 In Articles

2018 trouxe à Dinâmica uma nova visão de compostagem. A partir de uma proposta de projeto, necessitou-se um conhecimento profundo nesse tipo de processo, assim como um conhecimento prévio do material a ser compostado. Este último é a base de todo o desenvolvimento. Portanto, a primeira pergunta a ser trabalhada quando tratamos de compostagem é: o que será compostado?

Saber o que será compostado nos leva a escolher qual o melhor modelo de composteira a ser feito. Há composteiras domésticas que necessitam minhocas, há composteira em forma de leiras – que demonstrou ser a melhor opção para este projeto- , entre outras.

A experiência que tivemos envolveu resíduo de jardinagem, como folhas e galhos. Esse resíduo auxilia pela simplicidade. Quando envolvemos diversos tipos de resíduos orgânicos, como os descartados em domicílio, deve-se dar atenção maior para quais resíduos podem ser levados a composteira. Caso tenha dúvida, acesse este site da Lar Natural.

whatsapp-image-2019-01-02-at-18.03.58-1
whatsapp-image-2019-01-02-at-18.03.58-3

Outro empecilho notado e que pode restringir o desenvolvimento do projeto é se há local apropriado para implementação da composteira. O local deve ser livre de umidade, que pode vir por meio das chuvas – escoamento e solo- , e ter espaço e acessibilidade suficiente para que possa remexer o material. É recomendado que haja movimento diariamente, para aeração do resíduo, necessário para o processo de decomposição e para evitar mal cheiro.

Entre os diversos desafios que a compostagem pode oferecer, a verdade não se ofusca: a compostagem é sempre bem vinda. Seja pela visão ambiental, seja para tirar proveito de um resíduo. A compostagem, além de lhe oferecer um benefício a partir do que seria considerado sem proveito, traz vantagem econômica.

Está perdendo oportunidade descartando seu resíduo sem pensar em novas possibilidades? Seu condomínio está jogando o resíduo de jardinagem fora? Seu restaurante está levando restos de comida para o lixo? Qualquer que seja seu resíduo, interessado em reaproveitá-lo? Contate-nos clicando no botão de contato e podemos conversar sobre!

E que tal começar o novo ano com uma composteira caseira em casa? – A internet está cheia de dicas para implementar esse hábito sustentável, não vamos deixar esse plano para o próximo ano!

Entre em contato

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search