Entenda a Indústria 4.0 em 3 Passos!

 In Articles, Automação, Business, Indústria, Internet, Tecnologia

A Indústria 4.0 é um assunto que vêm ganhando cada vez mais destaque no mundo tecnológico, porém poucas pessoas sabem o que é realmente. Hoje iremos mostrar para você de uma maneira simples e compacta o que é essa nova tendência e como ela pode impactar na sua vida.

Antes de entendermos o que é Quarta Revolução industrial – como é chamada por muitos autores – veremos as características de suas antecessoras.

Passo 1 – Histórico

A Primeira Revolução industrial teve início na Inglaterra ao final do século XVII. Esta trouxe como mudanças a utilização do uso do carvão como fonte de energia e o surgimento da máquina à vapor, fatores essenciais para o crescimento da indústria têxtil da época. A Segunda Revolução teve inicio na segunda metade do século XIX e teve fim durante a Segunda Guerra Mundial. Surgiram grandes aprimoramentos advindos de outras tecnologias, como a criação de barcos à vapor e pesquisas envolvendo as indústrias química, elétrica, de petróleo e de aço. A Terceira Revolução trouxe nada mais nada menos que a robótica, a automação e a eletrônica para o ramo industrial e, posteriormente, para o ambiente doméstico. Internet, computadores, softwares e eletrônicos são produtos dessa mudança.

p1

Passo 2 – Como funciona?

iot
Fonte: SKA

Muitas pessoas se perguntam: “Então qual a diferença entre a Indústria 4.0 e a Terceira Revolução Industrial?”. A diferença está no fato de que essa nova revolução faz todas as tecnologias funcionarem como um organismo vivo. Diversas máquinas alinhadas e sincronizadas, como uma colmeia por exemplo. Mas como assim?

Um fenômeno tecnológico que anda de mãos dadas com a Indústria 4.0 é a Internet of Things (Internet das Coisas). Com o surgimento da internet e outros tipos de rede, cada vez mais aparelhos eletrônicos foram tomando seu lugar nesse vasto mar de dados. Esse compartilhamento de informações permitiu que dispositivos se conectassem na web, gerando uma grande rede global.

Essa ideia foi aplicada em pequena escala nas indústrias tecnológicas ao redor do mundo. Dentro dessa instalação, todos – os equipamentos operantes – ou pelos menos a maioria – se comunicam através de uma rede, possibilitando que a empresa atue como uma grande colmeia, cada um possuindo a sua função, mas todos interligados, trabalhando em conjunto.

Passo 3 – O que pode mudar?

Quais são as mudanças que esse tipo de inovação pode proporcionar? Aqui vão os pontos positivos e negativos esperados para essa nova era tecnológica.

PONTOS POSITIVOS

  • Esse tipo de método fabril pode consolidar ainda mais a automação hoje em dia. Cada vez mais procura-se tornar automático algum meio de produção, resultando na diminuição de preços e aumento dos lucros.
  • Em relação às matérias primas, com esse tipo de produção pode haver uma redução no desperdício de material, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

PONTOS NEGATIVOS

  • Como nem tudo são flores, há certos impactos negativos. Visto que a ideia da Industria 4.0 é tornar a empresa mais conectada possível, esse tipo de mudança pode tornar a mesma mais suscetível à hacker e ciberataques.
  • Outro problema que pode ser gerado tem a ver com a privacidade humana. A dependência de aparelhos eletrônicos pode afetar o ser humana socialmente e psicologicamente.

A Dinâmica Engenharia Jr. acredita que muitas boas mudanças ainda estão por vir. Com o foco em automação foi desenvolvido o Terminal Interativo, nosso produto voltado para automatização dos processos de nosso clientes. Não conhece ainda?  Clique aqui ao lado e conheça!

Entre em contato

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search