Como manter um ambiente de trabalho agradável

 In Articles, Capacitação, empreendedorismo

Montar uma equipe competente e motivada para lutar com unhas e dentes a favor do negócio não é uma tarefa fácil. Se durante a jornada de trabalho o colaborador faz diversos intervalos com grandes pausas e não vê a hora do expediente terminar, você precisa ficar atento!

Confira agora algumas dicas valiosas sobre como tornar o ambiente de trabalho mais agradável:

1. Local que inspire a criatividade

Ambientes organizados, divertidos e que inspirem a criatividade têm a capacidade quase mágica de fazer com que os funcionários se dediquem muito mais, oferecendo qualidade de vida. Pequenas modificações podem transformar seu escritório em um ambiente muito mais aconchegante e inspirador.

2. Estimule a integração

Por mais profissional que você seja, tenho certeza de que pode citar um colega de trabalho que virou um amigo, alguém com quem teria contato mesmo fora do horário comercial. Estimular a integração dos funcionários é uma grande estratégia para manter sua equipe unida.

“As pessoas se relacionam com outras pessoas, não com instituições”.

3. Plano de carreira

É muito importante para qualquer profissional visualizar para onde ele está indo e saber se está no caminho certo. O importante é que os colaboradores estejam cientes de como podem crescer dentro da corporação. Desse jeito, os aumentos de trabalho e de responsabilidades ganham significado.

4. Promova cursos e workshops

Ao investir em formação e desenvolvimento, a empresa só tem a ganhar, pois contará com profissionais mais comprometidos, mais estimulados e mais bem treinados. Infelizmente muitos acham que investir na educação de seus colaboradores é uma forma de “treiná-los para o mercado” e acabam perdendo a grande oportunidade de formar funcionários altamente produtivos.

5. Feedbacks sinceros

São esses feedbacks os responsáveis pelos ajustes de rota durante o caminho. Eles mostram que a empresa está constantemente avaliando o serviço, mas que, acima de tudo, está intimamente envolvida com o aperfeiçoamento de cada um.

O feedback tem a função de instruir o funcionário e contribuir com sugestões em prol de seu crescimento profissional que, por sua vez, vão resultar em melhoras para a empresa.

6. Trabalho Voluntário

Poucas coisas no mundo unem mais as pessoas do que ajudar aos outros e, pensando na integração dos funcionários essa pode ser uma valiosa estratégia. Ao apoiar ativamente ONGs (que vai além do financeiro), a empresa mostra que está realmente comprometida em melhorar a vida da comunidade, o que lhe confere notoriedade.

7. Comemore as conquistas

É importante que as empresas mostrem para seus colaboradores o quanto estão felizes pelo esforço que fizeram e que estão orgulhosos disso. Comemorações dão reforço positivo e transforma-se em novos objetivos. Você não precisa fazer uma grande festa todo mês, mas pode dar um agrado em palavras ou gestos.

 

E aí o que achou? Você já faz alguma dessas ações na sua empresa? Deixe a sua opinião nos comentários!

 

Fonte: Confere.

Entre em contato

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search