As vantagens do Controlador Lógico Programável (CLP) em sua empresa

 In Articles, Business, Economia, empreendedorismo, Inovação, Mercado, Produtividade, Tecnologia

É imprescindível para uma empresa ter seus processos bem definidos e devidamente controlados, e a partir desse controle, conseguir diversos dados pontuais, que permitem a visualização de erros e acertos em uma linha de produção. Sendo assim, o controle de processos é um método que vem crescendo no mercado, por ser capaz de alavancar os resultados de uma empresa.

Os controladores lógicos programáveis (CLPs) são computadores (PC) especializados baseados em microprocessadores, que realizam funções de controle. Compartilhando diversas similaridades com o PC, tem como principal diferença o desempenho em ambientes agressivos, de alta temperatura, vibrações e poeira. Utilizando softwares desenvolvidos pelos próprios usuários ou por profissionais capacitados, os CLPs são capazes de realizar processos que podem apresentar risco aos operadores, ou processos que ocorrem em atmosferas de risco (concentração de gases tóxicos, excesso no nível de decibéis, entre outros ambientes nocivos).

Esse tipo de controlador vem sendo amplamente utilizado na indústria para o controle de diversas atividades com diferentes níveis de complexidade, e esse fato não é em vão. Esses controladores apresentam uma série de vantagens que justificam o seu grande sucesso, confira nos itens abaixo:

1. São equipamentos de fácil configuração e programação.

Muitos acreditam que a utilização dos CLPs é algo difícil, uma vez que são equipamentos que necessitam ser configurados e programados. Pelo contrário, a programação e manipulação dos CLPs são relativamente simples, onde as linguagens de programação usadas são de fácil aprendizagem, o que facilita a construção da lógica de controle. Sendo assim, o usuário não precisa ter um alto nível de conhecimento na área de programação para manipular o controlador.

2. Possui fácil manutenção e alta resistência.

Por se tratar de um equipamento que é utilizado no “chão de fábrica”, os CLPs são muito resistentes, como mencionado anteriormente, suportando ar poluído, altas variações de temperatura, vibrações, umidade e uma série de outras perturbações que outros computadores menos robustos não suportariam.

3. É uma opção rentável.

À primeira vista, investir em um sistema de controle baseado em CLPs pode parecer caro e complexo. No entanto, analisando as vantagens que a implantação desse tipo de sistema traz, no final o investimento acaba se pagando. Como prova disso, pode-se comparar os ultrapassados sistemas de controle baseado em logico de relés com os CLPs. Enquanto o primeiro sistema apresenta quebras mecânicas, dificuldade em reparos e alto aquecimento da máquina, os CLPs são mais resistentes, e a sua manutenção é muito mais simples. Desta forma, esta análise faz com que a longo prazo a implantação de um sistema de controle por CLPs torne-se mais viável para a sua empresa.

4. Podem ser controlados à distância.

Como os CLPs são aparelhos que muitas vezes são utilizados para controlar processos em ambientes extremos, a manipulação por um funcionário se tornar uma atividade de risco. Dessa forma os CLPs podem ser manipulados à distância, de forma remota, prevenindo que os funcionários sejam expostos a riscos desnecessários. Outro ponto positivo é a possibilidade de usar vários CLPs conectados, mantendo uma comunicação entre eles. Sendo assim, pode-se controlar vários processos em ambientes “hostis” de forma segura.

5. Grande versatilidade.

Como dito no primeiro item, as linguagens de programação usadas nos CLPs são muitos simples. Em função disso, modificar a lógica de um processo se torna algo relativamente fácil de se fazer. Conseguimos assim, reutilizar ou remodelar o sistema de controle de acordo com as necessidades da indústria. Esse fato comprova a grande flexibilidade em usar os controladores lógicos programáveis no ambiente industrial.

Definitivamente os controladores lógicos programáveis chegaram para revolucionar o meio industrial. Com sua fácil implantação, programação e uso, os CLPs se consolidam cada vez mais nas indústrias, proporcionando grande ganho, além de garantir grande flexibilidade, controle e redução de custos.

Tem interesse em implementar este sistema ou gostaria de verificar a viabilidade deste produto em seu negócio? Peça seu diagnóstico gratuito! Não perca tempo para modernizar e valorizar a sua empresa!

 

Entre em contato

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search